Perícia Grafotécnica

O que é perícia grafotécnica?

A perícia grafotécnica é possível porque segundo o primeiro principio fundamental escrito por Edmond Solange Pellat, o pai da Grafoscopia, “A escrita é Individual”, ou seja, ela é resultante de estímulos cerebrais que determinam movimentos e estes criam as formas gráficas. Ou seja, por mais que uma outra pessoa tente imitar uma escrita, com a perícia grafotécnica, é muito simples identificar a falsificação.

Recursos para a produção do grafismo

Para que a escrita seja produzida necessitamos obrigatoriamente
de recursos para desenvolver e outro para receber sendo:

SUPORTE

São superfícies utilizadas para receber a escrita, tais como: madeira, metais, tecidos e papel.

Padrões de Confronto

Para identificar a autenticidade ou a falsidade da assinatura
é necessário assinaturas para o confronto:

ASSINATURA QUESTIONADA

São assinaturas postas em documentos ou contratos para aquisição de bens ou serviços, deriva de qualquer documento que o cidadão não reconheça ter assinado..

Para que serve a
perícia grafotécnica ?

A principal aplicação da perícia grafotécnica é na determinação da autenticidade de assinaturas em contratos, cheques, notas promissórias, procurações, etc. A técnica também é usada para detectar a autoria de cartas anônimas, detectar se um atestado médico foi falsificado, detectar se uma prova de vestibular ou exame foi realmente feito pelo candidato, entre outros.

Os exames grafotécnicos são divididos entre genéricos e genéticos.

Os exames grafotécnicos são divididos entre genéricos e genéticos.

Perguntas Frequentes:

A perícia grafotécnica é feita por confrontação. De um lado tem-se o documento a ser periciado, que é chamado de peça questionada; e de outro tem-se os documentos com a escrita autêntica da pessoa suspeita da fraude.

A perícia então consiste em fazer exame grafotécnico na peça questionada e anotar os resultados. Em seguida faz-se os exames nos documentos com a escrita autêntica (chamados de padrões de confronto) e anota-se também os resultados destes.

O próximo passo então é confrontar os resultados dos exames na peça questionada com os exames nos padrões de confronto. Se houver um número maior de divergências significa que a escrita da peça questionada não foi produzida pelo autor dos padrões de confronto, ou seja, ela foi falsificada. O contrário, ou seja, se houver um número maior de resultados convergentes, significa que a escrita da peça questionada foi produzida pelo autor dos padrões de confronto.

O Laudo Pericial Grafotécnico é o documento, com validade legal, que é emitido pelo profissional ao concluir a perícia grafotécnica.

O laudo grafotécnico deve conter a descrição da peça questionada e dos padrões de confronto utilizados na perícia, além dos exames grafotécnicos realizados e da conclusão.

O profissional que pode fazer este tipo de perícia é o perito grafotécnico (ou perito grafoscópico).

grafotecnico, além da expertise em perícia grafotécnica deve exercer a profissão com ética, imparcialidade e sigilo absoluto.

Alguns fatos e números interessantes

Por que trabalhar conosco

Clientes atendidos
+ 0
Avaliações e Perícias
+ 0
Clientes satisfeitos
0 %

O que você precisa?

Vamos solucionar
o seu problema!

Fale com a gente

Como podemos te ajudar?

Somos especialistas perícias em avaliação de imóveis rurais e urbanos, perícia grafotécnica, pericia em assinaturas eletronicas e digitais, cadastrados junto ao CNAI( cadastro nacional de avaliadores de imóveis) sob registro número 28104, e junto ao TJMS (tribunal de justiça do Mato Grosso do Sul.